domingo, 21 de novembro de 2010

Evolução das espécies

Galápagos ajudou Darwin a pensar na teoria da evolução das espécies

 A Teoria da Evolução desenvolvida por Darwin correu o mundo e contribuiu  muito para ampliar o conhecimento que os pesquisadores tinham da natureza. Na época, muitos pesquisadores acreditavam que as espécies permaneciam iguais desde que surgiram. A teoria de Darwin derrubou essa crença. Em seus estudos, ele explicava como os organismo se modificavam, ou melhor, como eles evoluíam ao longo do tempo. Sua ideia era que a seleção natural seria o processo responsável por essas modificações.

Seleção Natural

Darwin explicou que ela seria a sobrevivência diferencial entre os indivíduos. Vamos pegar o exemplo de uma ave: os tentilhões de Galápagos, localizado no Oceano Pacífico, e ficou impressionado com o fato de cada ilha, embora muito próximas umas das outras, apresentar um conjunto diferente de espécies.

Darwin percebeu que nas várias ilhas de Galápagos viviam 14 tipos diferentes de tentilhões, cada um com uma forma e um tamanho de bico. 

As formas do bico de cada ave define o que ela pode comer. Se em cada ilha houvesse diferentes tipos de sementes ou inseto, os pássaros de cada ilha teriam diferenças na forma e no tamanho dos bicos. a ideia de Darwin, então, era que essas diferenças nos bicos seriam o resultado da competição pelo alimento.

Quatro espécies de tentilhões de Galápagos.  http://pos-darwinista.blogspot.com/2009/04/trajetoria-da-solidez-de-uma-ideia-em.html

Mas como essas diferenças surgiriam? Ele imaginava que quando os pássaros chegavam em uma nova ilha, aqueles indivíduos que tinham um bico mais forte, por exemplo, poderiam comer sementes de diferentes tamanhos, levando vantagem sobre os outros. Esses indivíduos mais bem alimentados teriam mais energia para viver e reproduzir, deixando muitos filhotes.

Devido à herança genética, isto é, às características de seus pais, esses filhotes já nasceriam com bicos mais fortes. Assim, com o passar do tempo, a maioria dos indivíduos daquela ilha teria bicos fortes e a espécies, aos poucos, estaria se modificando. Além do bico, outras diferenças poderiam surgir até o ponto em que os indivíduos de bicos maiores não se reproduziriam mais com os de bicos menores. Surgiria, então, uma nova espécie!

A história da evolução dos tentilhões da Galápagos teve início há mihões de anos e continua ocorrendo a cada dia. 

http://www.naturalmar.com.br/default.asp?actA=3&roteiroID=704

 

Referências: Revista Ciência Hoje das Crianças, 2° edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário